Apresentação do Ciclo de Conferências “Cuidador e os seus Desafios”

 

Decorreu no dia 29 de Abril a apresentação do ciclo de conferências “cuidador e os seus desafios “ organizado pela Longivi Saudável e demais parceiros.

Este ciclo de conferências tem como missão envolver e informar o indivíduo, as suas redes pessoais, e os seus prestadores de cuidados.

Sandra Carvalho, fundadora da Longivi Saúdavel refere ao Bisturi Cidadania Ativa que “ os cuidadores familiares são a espinha dorsal dos sistemas de saúde e da assistência social pelo que o projecto deseja informar e capacitar os cuidadores informais, pois muitos destes cuidadores prestam estes cuidados com bastante dificuldade para a sua própria saúde física, psicológica e financeira sem qualquer tipo de ajuda.

Assim o nosso principal objectivo visa transformar o actual modelo individual de cuidados em um modelo de rede de cuidados capacitando as famílias para poderem actuar de forma preventiva.

Juntos podemos construir um comboio social ou seja, as pessoas podem contar com os outros em momentos de necessidades pontuais ou momentos de cansaço enquanto prestam cuidados.

Há um enorme valor e riqueza inerente nos nossos comboios sociais.

Existe uma profunda verdade no provérbio um bom amigo é a medicina da vida.

Esperamos no final destes ciclos de conversas que os participantes tenham vivenciado o processo de auto-conhecimento para actuarem como sujeitos críticos e reflexivos em relação ao próprio processo de cuidar. “

A próxima conferência “ Cuidador e os seus desafios “ decorre no dia 20 de Maio e terá como temática em debate a prevenção de quedas no domicílio.