Bisturi Talks @Fnac: Inovação Social

Realiza-se no dia 25 de Março pelas 18h30 na FNAC de Santa Catarina a Bisturi Talks correspondente ao mês de Março que aborda o tema da inovação social e da economia social.

As Bisturi Talks inserem-se no Bisturi como os vectores que permitem a este projecto promover a cidadania ativa directa da população.

São um laboratório de ideias e reflexões sobre temas actuais e fracturantes na nossa sociedade civil.

Para este mês de Março foram convidados para oradores dirigentes de três instituições que trabalham diariamente em Inovação Social.

Do painel de oradores consta:

  • Helena Pina Vaz, Presidente da Habitat for Humanity Portugal
  • Carlos Amadis, Coordenador da FAP no bairro
  • Mariana Ferreira Macedo, Presidente da Associação Presença Inteligente

A Habitat for Humanity Portugal é uma organização cristã, sem fins lucrativos dedicada à eliminação da pobreza habitacional. Desde a sua fundação, em 1996, já apoiou mais de 75 famílias a terem uma casa digna, ajudando cerca de 250 pessoas. A Habitat for Humanity Portugal é uma filial da Habitat for Humanity Internacional, organização filiada em mais de 70 países e que desde 1976 já ajudou mais de 9.800.000 de pessoas em todo o mundo a terem uma habitação segura, digna e de baixo custo.

A FAP no bairro é um projecto social da Federação Académica do Porto, sediado em dois bairros da cidade do Porto: bairro do carriçal e bairro de Pinheiro Torres. É assim, um centro comunitário exclusivamente concebido e coordenado por estudantes.

A Associação Presença Inteligente é uma associação sem fins lucrativos, apartidária que incide na defesa dos direitos humanos e intervenção em diversas áreas transversais da sociedade. Nesta Bisturi Talks vão partilhar os projectos que desenvolvem na protecção de idosos e de crianças vítimas de abusos sexuais.

O Bisturi convida todos a participarem nesta talk, cujo final como habitual será dedicado ao debate entre oradores e público presente.