Editorial

 

Caro Leitor(a) e seguidor(a) da nossa Plataforma de Cidadania Ativa,

O Bisturi, surgiu há 4 anos atrás, derivado por um lado, pelo meu gosto pela escrita por outro pela necessidade de exercer a minha participação cívica de forma activa. Foi assim que comecei a escrever artigos de opinião. Este hobbie que noutros tempos começou na blogosfera, partiu para uma coluna de opinião e desde aí tenho tido a oportunidade de fazer chegar o que penso a vários jornais.

E é por reconhecer a importância da interacção com o leitor, que abri a coluna Bisturi sediada no ptjornal.com/bisturi a outros autores. Desta forma estas pessoas têm a oportunidade que eu tive, e enriquecem a coluna com opiniões distintas das minhas.

Esta independência e esta liberdade pautam aliás aquilo que é o Bisturi:

  • uma coluna de jornal, que disseca os temas da actualidade;
  • um espaço mensal de debate na FNAC que disseca distintas temáticas;
  • um repositório e laboratório de ideias de distintos cidadãos que iremos pautar esforços para fazer chegar estas ideias aos órgãos competentes que podem fazer alguma coisa por elas.

Desta forma o Bisturi tornou-se uma Plataforma de Cidadania Ativa!!!

Com isto importa, garantir-lhe que como projecto de cidadania, não temos por detrás x grupo de interesse político ou de qualquer outro cariz como infelizmente acontece hoje em dia em múltiplas iniciativas ditas de cidadania.

Naturalmente que eu, como os demais autores temos as nossas ideias e as nossas ideologias, no entanto, este é um espaço plural e que não serve de plataforma de projecção nem individual nem de grupo.

Garantirei, ter opiniões de diferentes correntes de pensamento, para que este projecto se vista diariamente da mais pura cidadania.

Cada texto é da responsabilidade de cada autor, bem como as ideias defendidas existindo sempre o direito de resposta nesta plataforma de cidadania em acção.

Pautaremos por uma cidadania composta por pessoas de distintas faixas etárias e de ambos os géneros.

Uma cidadania plural e livre, que congrega tudo e todos, promovendo assim a igualdade.

Nas Bisturi Talks tentarei igualmente trazer a debate pessoas de distintas correntes.

Convido-o desde já a enviar para o Bisturi, as suas opiniões sobre temas em debate na actualidade, para que possamos publicar também as suas opiniões.

Para isso mesmo dispomos do espaço ” Opinião Pública” que poderá visualizar no menu do nosso site.

Numa altura em que nos sentimos cada vez mais afastados daqueles que nos representam, faz todo o sentido fazermos tudo o que conseguirmos para nos sentirmos cidadãos do mundo.

Só uma cidadania ativa, garante isso!

Despeço-me com votos para que desfrute deste espaço e das distintas dinâmicas e iniciativas que promovemos.

A Editora.


Mafalda G. Moutinho

Fundadora/Editora Bisturi Cidadania Ativa