Os empregos do futuro!

Os empregos do futuro
O projecto Inspired Minds, realizado pela fundação sem fins lucrativos Canada Scholarship Trust Plan, organizou as 41 carreiras emergentes num futuro a médio prazo a qual intitulou ‘Empregos 2030’.

No contexto actual de crise económica, desemprego e excedente de profissionais técnicos é importante refletir nas escolhas para o futuro com maior empregabilidade alinhando à vocação de cada um, se um jovem aposta numa área que o desafia, apaixona, desperta curiosidade e que ao mesmo tempo suprime necessidades actuais do mundo de trabalho no qual se vai inserir, tem um dos passos fulcrais para uma carreira de sucesso bem encaminhado, no fundo é um exercício de alinhar o que queremos, com o que o mundo necessita.

Deste modo, a constante evolução tecnológica e sociológica altera o mundo do trabalho.

Se mergulharmos na história das profissões, vemos que umas desapareceram, outras transformaram-se e outras geraram novas profissões, tudo fruto do fluxo da mudança que alimenta as necessidades da sociedade.

Segundo o especialista Jayar LaFontaine, responsável pelo Inspired Minds, hoje seria impensável recorrer aos serviços de um nostálgico, ou seja, um designer de interiores especializado em recriar ambientes vintage seja para clientes seniores seja para novas gerações apaixonadas pelo passado.

Mas talvez não nos pareça tão estranho que profissões ligadas à geriatria e aos cuidados paliativos ganhem terreno no mercado do trabalho, com o avanço da Medicina e da Tecnologia é garantia das próximas décadas o crescente aumento da esperança média de vida, bem como a existência duma população envelhecida.

Esta análise da Inspired Minds considera factores tais como mudanças ambientais e climatéricas, mudanças na economia mundial, emigração e avanço tecnológico.

Desta forma é natural que da mesma forma que hoje existem designers para tudo e mais alguma coisa, no futuro venham a existir conselheiros de robôs para o nosso quotidiano.

Já na Medicina, a telecirurgia que já é uma realidade terá um crescimento exponencial, em primeiro grau por garantir procedimentos menos invasivos para o paciente em segundo por permitir que um cirurgião nos Estados Unidos, opere um paciente em Portugal sem ter de se deslocar.

Desta forma a Inspired Minds reúne uma listagem de empregos do Futuro :

Recrutador e formador para trabalho agrícola; consultor curricular; advogado; gestor pessoal de páginas web; gestor de ‘rastos digitais’; embaixador de cultura organizacional; gestor residencial; account financeiro; enfermeiros; técnico de logística; nostalgista; professores; telecirurgião; engenheiro de energias renováveis; responsável de vigilância da vizinhança; engenheiro de estruturas; conselheiro de robôs; condutores de drones; kinesiologista geriátrico; terapeuta de fim de vida (cuidados paliativos); coacher alimentar e técnico de captura de carbono.

Claramente, mudando os tempos

Mudam-se as vontades!