Outubro: mês da Sexualidade na Menopausa – Psicóloga Lígia Catão

 

Psicóloga Lígia Catão
Psicóloga especialista pela Ordem dos Psicólogos em Sexologia, Psicoterapia e Coaching;
Terapeuta sexual, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica;
Terapeuta de EMDR pela Associação EMDR Portugal e Europe;
Terapeuta de Brainspotting pela Associação Ibero América de Brainspotting;
Fundadora e Diretora clínica de Espaços Mulher e Oporto Trauma Clinic;

Bisturi Cronista


Outubro é mês da consciencialização do cancro da mama e da sua prevenção – neste sentido sugiro que estejam atento/as a vossa Saúde – alterações na pele, é um exemplo. Vários são os passos sugeridos no auto-exame da mama: 1) observação, 2) palpação deitada, 3) palpação em pé ou sentada. É crucial para a sua saúde conhecer o seu corpo. A maioria das mulheres diagnosticadas com o cancro da mama experimentam-no como um Trauma, que pode ter um impacto duradouro se não for tratado. Estudos indicam que a psicoterapia EMDR é eficaz no tratamento das mulheres com sintomatologia de stress pós-trauma. Mais informações em OPorto Trauma Clinic.

Este mês de Outubro vamos explorar a Sexualidade na Menopausa conforme combinado no lançamento desta Crónica. Dia 18 é dia Mundial da Menopausa. Colaborei para o livro – Qualidade de Vida na menopausa, um Guia Clínico da Sociedade Portuguesa de Menopausa da Menopausa e da Asociacion Española para el estúdio da la menopausia – e para o livro: Sorria com o corpo inteiro o púbico geral: que surgiu do programa da SIC Mulher. http://amorsemlimites.sic.sapo.pt/.

Sugestões dadas no livro para Si: Estimule uma boa comunicação – é fundamental o diálogo entre os parceiros, fomentando a confiança e a habilidade para orientar/ajudar o outro elemento do casal a estimular as zonas do corpo que gosta mais de ser tocada/beijada; Fomente o interesse sexual, procurando o prazer/aumentando a sensibilidade da pele ao toque; Recorra a um lubrificante/ creme, tal como recorre a um creme facial. Mais sugestões o/a leitor/a poderá encontrar no capítulo Menopausa sem medos do Livro Sorria com o Corpo.

Próximo més será explorado a Sexualidade na doença e as suas repercussões.
Boas leituras e até a próxima Crónica de Novembro.