David Keenan, a nova grande promessa irlandesa que deves conhecer!

Mafalda G. Moutinho

Bisturi Fundadora/Editora


Quem é David Keenan o cantor Irlandês de 24 anos que é considerado a grande promessa actual da música daquele país?

David Keenan é um cantor e compositor que se tornou viral em 2015 depois de ter sido difundido um vídeo seu a cantar a canção ” El Paso” dentro de um táxi na sua cidade local de Dundalk.

Eu confesso que o fiquei a conhecer através de um algoritmo no Facebook que me apresentou o cantor como sendo a grande sensação irlandesa. Abri o seu perfil e sintonizei as canções ” Altar Wine”, Evidence of Living”, Postcards from Catalonia”, “James Dean” e “Lawrence of Arcadia”. 

Afinal estes algoritmos que dizem que nos conhecem melhor que nós próprios através dos caminhos da afamada engenharia social, por vezes acertam mesmo na verdade. 

Ao mesmo tempo que ouvia estas canções, pesquisava sobre o cantor cuja voz me estava a deixar curiosa e imediatamente percebi porque a palavra poesia e Bob Dylan era tão associada ao mesmo. 

O próprio cantor confessa inspirar-se no escapismo dos grandes como Yeats, Kavanagh, Dylan e Cohen. 

É que ao que parece David tem desde uma idade precoz uma obcessão por palavras embalando-nos na melodia da sua voz através das suas prosas poéticas que no site do cantor são apresentadas como sendo pinturas escritas. 

O rapaz apresenta-se vestido nos nossos olhos de operário acabado de sair de um dia escaldante de trabalho, seduzindo-nos com melodias que a dada altura confluem com a revolução dos seus pensamentos. 

É bem possível sentir nas suas letras, o contraste e a dicotomia novo/velho que o mesmo não larga e é particularmente evidente na canção “Postcards to Catalonia”. 

Keenan trata a tradição do storytelling Irlandês por tu, fazendo dele o seu idioma com performances intensas e espirituais ao ponto de músicos do seu país como Glen Hansard e Hozier já terem afirmado em entrevistas: – “que David é um dos seus melhores e tem um talento extraordinário cujo suporte é um dever. ” 

Em “Lawrence of Arcadia” o cantor coloca em espiral uma expressão que da qual gosto muito: ” You can’t kid a kidder” que é nada mais nada menos do que uma espécie de “You can’t fool a fooler”. 

Quantas vezes não paira no nosso quotidiano este pensamento em loop? 

Vimos o jovem cantor de Folk lançar o seu primeiro álbum em 2017 “Cowebs” através da Barrack Streets Records com um vídeo dirigido por Myles O’Reilly. 

Em 2018 lançou um novo a álbum “strip me bare” onde podemos ouvir algumas das canções supracitadas. 

Tocou e encantou nos últimos dias no famoso festival South by Southwest (SWSX), em Austin no Texas e tem já vários espectáculos agendados.

Esta descoberta maravilhosa e rara deste talentoso jovem promete terminar em muito pouco tempo uma vez que como afirmou o Irish Independent o mundo começa a aperceber-se da existência de David Keenan.